Asas para o engano

          Refrigerantes e bebidas energéticas podem causar danos cardiovasculares, diabetes, obesidade, dentre outras doenças graves em todas as faixas etárias. Pior, publicidades enganosas são cada vez mais frequentes. Constantemente acompanho comerciais de bebidas energéticas de marcas famosas. Algumas frases impactantes realmente ficam gravadas na memória. Geralmente,  associadas ao patrocínio do mundo esportivo radical, passam a ideia do” super homem” existente em cada um de nós. “Red Bul te dá asas”. “Red Bull torne-se a lenda”. “Burn – #NãoOlheParaTrás”. Esta propaganda, por exemplo, mostra muitas cores de uma festa, sempre enfatizando que com a bebida energética vive-se alegre e intensamente, não olhando para trás.

          Quebra de limites, superação, coragem, altruísmo, convicção, são apenas alguns dos valores encontrados nesses shows de imagens. Cada vez mais despertando a atenção dos jovens e das crianças, com aumentos significativos na prática desses esportes. Por esse ponto de vista as campanhas de marcas energéticas são ótimas e inquestionáveis. Mas será mesmo este o objetivo da equipe de Marketing das grandes empresas energéticas? O resultado final acaba sendo exatamente o oposto das práticas saudáveis pintadas nessas propagandas.
        Assim como percebemos o crescimento na alta demanda dos esportes radicais entre crianças, jovens e até mesmo adultos, sobe também em progressão aritmética a linha do gráfico de aumento desequilibrado da ingestão de açúcar e cafeína nas últimas décadas. Um dos maiores culpados, como apontam pesquisas científicas recentes, são as bebidas energéticas e refrigerantes.
        Pelo consumo elevado de tais substâncias, somos rotulados como a geração que mais sofre aumento da frequência cardíaca, tornando-a  irregular e com palpitações,  aumento da pressão arterial, distúrbios do sono e  diurese (aumento da produção de urina).
            A Hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue) está relacionada a todas as bebidas com alto teor de açúcar. Isso pode ser prejudicial para indivíduos com diabetes ou outros problemas de saúde metabólicos.

Crianças isentas: “Doce engano”
          As crianças também são bombardeadas por propagandas, nas quais o açúcar é sinônimo de alegria e grandes aventuras. Outra análise que corre paralelamente a esta, mostra os pais, ou seja, futuros compradores, sendo influenciados por propagandas que são também destinadas a classe adulta. Vende-se produtos passando ideias equivocadas de valores nutricionais. Ambos: crianças e pais, são sutilmente persuadidos e enganados.

       Ainda falando sobre o efeito fantasioso das propagandas, como não lembrar dos comerciais sempre temáticos da “Coca-Cola”?  Transmitem valores psicológicos para desenvolvimento de crianças e adolescentes.

          Os mais emblemáticos temas que me lembro, são os do natal. Aquele fofinho urso polar tomando uma saborosa “Coca”, sempre em parceria com o bom velhinho Noel e toda a família reunida, tanto no mundo mágico da empresa de refrigerantes, quanto no sofá do mundo real.
          Em um novo estudo que será lançado em dezembro de 2015 (publicado online no último 09 de novembro), o principal autor Jennifer Emond, PhD, professor de investigação no departamento de epidemiologia na Faculdade de Medicina de Dartmouth College, salienta a necessidade de mais pesquisas sobre estes anúncios direcionados aos pais.
       “Precisamos determinar como essas mensagens publicitárias podem prejudicar a capacidade dos pais para identificar alimentos saudáveis para seus filhos”, disse Dr. Emond.
       Tais projetos de marketing trazem mensagens lindas tanto na televisão, quanto na internet e redes sociais. No entanto, coíbem informações sobre: obesidade infantil, cáries e outros problemas.
          Seria maravilhoso se pudéssemos unir as doçuras encontradas nos refrigerantes, ou as “utilidades” das bebidas energéticas à valores nutricionais equilibrados. Porém, esta é uma realidade distante. Temos que nos conscientizar do que estamos ingerindo e do que colocamos na mesa de nossa família. Estamos expostos às disputas entre marcas e substâncias contestadas. E esse bombardeio causa desinformação.

“Doces Conseqüências”
          O “Entrando na Linha” tem como objetivo conscientizar o leitor, criando parâmetros para uma vida saudável, em excelência física e mental. Transmitiremos através de dados, os malefícios de marcas e substâncias comuns a todos nós.
      A Academia Americana de Pediatria orienta que as crianças não devem consumir bebidas energéticas. A cafeína pode ser particularmente prejudicial para as crianças. Os adolescentes não devem ter mais de 100 mg de cafeína por dia. Os pais devem monitorar o quanto de refrigerante ou café, ou qualquer bebida com cafeína, os adolescentes bebem.
          Ingredientes comuns em bebidas energéticas são:- Cafeína. O consumo de bebidas energéticas e refrigerantes tem sido associado com eventos cardiovasculares graves, sendo que 1 em cada 4 possivelmente são relacionados a essa substância e outros estimulantes. Ela atua no sistema nervoso central e também causa o aumento da produção de suco gástrico, o que é grave para pessoas com úlcera digestiva. Pode causar dependência química por ser considerada uma droga e inibir o apetite. Em excesso, causa agitação, ansiedadedor de cabeça, insônia. Também causa a contração das veias e artérias, o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos. Para as mulheres grávidas é recomendado que se tome pouco ou até mesmo se abstenham do café, pois pode causar deformações fetais ao bebê. – Açúcar. A nutricionista Fernanda Pisciolaro, membro da ABESO (Associação Brasileira de Estudos Sobre a Obesidade), se posicionou contra o excesso de açúcar encontrado nos refrigerantes e energéticos. “Quando o alimento contém muito açúcar, a insulina encontra dificuldades para fazer seu trabalho e acaba deixando grande quantidade de glicose ir para o sangue, causando diabetes”, disse Pisciolaro. As conseqüências dessa doença são muitas e entre elas problemas neurológicos, cardiovasculares, nos olhos e nos rins. Há ainda o risco de obesidade.  – Guaraná. É uma planta com sementes que contêm cafeína, por isso, os mesmos efeitos da cafeína podem ser aplicados aqui e já imagine o resultado final dos refrigerantes e bebidas energéticas adicionando estimulantes em dose dupla, ou mais.  – Cacau. Aumenta o colesterol, o nível de gordura no sangue, irrita o estômago e a mucosa do intestino, causa sensação de  estômago cheio,  irritação da pele e enxaqueca.
          Todas essas substâncias também tem algumas funções benéficas ao corpo humano, porém em menores proporções. O motivo das críticas endereçadas a estes tipos de bebidas energéticas tem que ver com o excesso prejudicial desse grupo de elementos.

Dados nem tão adoçados para saúde

Estimativa de quantidade de calorias em bebidas mais consumidas no Brasil.
Bebida Quantidade Calorias (Kcal)
Suco de morango natural 1 copo de 240 ml 39
Coca-Cola 1 lata de 350 ml 137
Fanta 1 lata de 350 ml 189
Gatorate – todos os sabores 1 frasco de 473 ml 109
Guaraná 1 copo de 240 ml 75
Sprite 1 lata de 350 ml 115

                  
         Note a diferença calórica entre o suco natural de morango comparado aos refrigerantes mais consumidos no Brasil. Devido a alta quantidade de açúcar o número de calorias chega a ser 4 vezes maior, inclusive. É importante que todos leiam as tarjas nutricionais e  de valores calóricos dos ingredientes que ficam atrás dos produtos antes de consumi-los.
        A “BBC Brasil”, empresa jornalística filiada a “BBC de Londres”, publicou uma matéria no dia 18 de agosto de 2015, mostrando o fotógrafo e artista neozelandês, Henry Hargreaves, tentando exemplificar através de arte e foto (suas especialidades), a frase do seu médico: “Os refrigerantes são os cigarros da nova geração.”
         Então, ele ferveu diversas marcas de bebidas energéticas e refrigerantes. A água evaporou, sobrando apenas gosmas compostas de corantes e muito açúcar. Então, ele colocou textura de silicone transformando a meleca em pirulitos. Além de fazer fotos de um trabalho artístico bem-sucedido, pôde pesar o açúcar contido nos frascos. “Acho que o pirulito é a forma perfeita porque, para mim, é isso que o refrigerante é: um tipo de doce disfarçado de bebida”, conta Hargreaves, em entrevista a “BBC”.
          Refrigerantes que passaram por esse processo, como a “Coca-Cola”, “Pepsi” de diversos tipos, assim como variadas “Fantas”, chegam a pesar cerca de 70 gramas de açúcar. Ele se surpreendeu ao fim do trabalho, pois a maioria dos refrigerantes ultrapassavam o limite dos moldes para formar o pirulito.
        A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos realizou por 22 anos um estudo, feito por especialistas, mostrando os danos que os refrigerantes e as bebidas energéticas causam à saúde. Segundo eles, com apenas uma lata de 350 ml por dia a chance de ataque cardíaco sobe para 20%.
          Não dê asas ao engano, não se venda barato à campanhas publicitárias enganosas. Investigue o que está sendo consumido por você e sua família, entre na linha!
 
Por Vinícius Serain