Uma das principais razões por que muitas pessoas se tornam doentes é que o corpo não recebe o “bálsamo” oferecido pela luz solar, tão necessário à vida e à saúde.
Assim como a luz solar é vital para a planta, para que ela finque suas raízes no solo e cresça com saúde, assim, nós também, precisamos dela para manter nosso corpo em perfeito equilíbrio e apto ao crescimento.
O sol faz parte de um conjunto mais amplo de fatores também naturais, que estão ao alcance de todas as pessoas, sem custo algum. O tratamento através dos raios solares denomina-se helioterapia. Uma exposição prudente aos raios solares tem função preventiva e curativa, trazendo ao organismo, muitos benefícios (CLETO, Hélio, página online). A luz solar devolve a cor natural às faces desbotadas de pessoas que ficam muito tempo em ambientes fechados. O médico americano H. Kellog, o co-inventor dos famosos cereais matinais, prescreveu que “os banhos de sol, aplicados corretamente, são poderosos remédios para doenças.”
O sol é um dos agentes naturais que promovem a vida e a saúde. Para assegurar um ambiente saudável em casa, o quarto deve ser iluminado e bem arejado. O sol não somente aquece o quarto trazendo à pessoa que o ocupa uma sensação calmante, mas, também, mata os germes e bactérias, causadores de doenças respiratórias, entre outras.
A educadora Ellen White ensina que “mais valioso do que prata e ouro é para a pessoa doente o estar ao sol (…)”. O calor do sol favorece a dilatação dos vasos sanguíneos da pele. O sangue, atraído para a pele, proporciona eliminação de substâncias tóxicas que prejudicam a saúde. O Dr. Dráuzio Varella nos diz que “sem sol, a pele não produz vitamina D. Sem ela, surgem enfermidades que vão do raquitismo à osteoporose; do câncer às infecções, ao diabetes e às complicações cardiovasculares” (Página online).
Entre outros benefícios da luz solar, a energia solar penetra na pele afetando vários tecidos, que, com a ajuda da ação da luz, conseguem produzir vários hormônios, entre estes o hormônio do crescimento e as endorfinas (regulam o nosso bem estar e também são importantes no controle das defesas do organismo).
Uma exposição planejada aos raios solares tem função preventiva e curativa: equilibra a circulação, aumenta a resistência do organismo e acalma o sistema nervoso. Porém, vale lembrar que o sol tomado em excesso e fora do horário prescrito pelos médicos provoca diversos males. Mas, este é um assunto para o próximo artigo.
REFERÊNCIAS:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *