Para nós que moramos nas cidades, sem ter um cantinho de relva verde em que pisar, que olhamos ano após ano para ruas imundas e estreitas, paredes e arranha-céus, céus nublados de poeira e fumaça, se pudéssemos tirar um tempinho a cada final de semana para irmos a alguma região circundada por matas, com colinas e riachos, céus límpidos e ar fresco, perceberíamos quão necessário nos é esse remédio da natureza para acalmar nossa mente e revigorar nosso corpo!
A importância do ar para a saúde humana vai muito além da mera necessidade de sobrevivência. O ar é resultante de uma mistura complexa de vários elementos, sua composição básica provável é 78% de nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,5% de gás carbônico e o restante de hidrogênio e gases nobres (Site público, 2014).
Respirar ar puro e com profundidade é essencial para a renovação do sangue, tão necessária à saúde geral do organismo. Inspirar o ar profundamente (nariz) e expirá-lo lentamente (boca) deve se constituir um hábito, sendo este de valor incalculável para a saúde física e mental. Ellen White escreveu em seu livro Mensagens Escolhidas, Vol. II, p. 456 que “o ar puro apresenta-se mais benéfico ao doente do que os remédios e lhe é muito mais necessário que o alimento”.
Comprovadamente, o ar é um dos remédios de Deus na natureza! Cada célula, tecido ou órgão do nosso corpo depende dele para viver, e há nutrientes que não seriam aproveitados sem a presença do oxigênio. Os pulmões alimentados com abundância de ar puro e renovado proporciona ao organismo mais saúde, mais disposição, mais alegria!
Muitas pessoas são nervosas e cheias de preocupações porque se privam do ar puro que lhes proporcionaria um sangue puro e da liberdade de movimentos que impeliria o mesmo através das veias, dando-lhes vida, saúde e energia. Muitos, ainda, têm se tornado doentes e inválidos, quando poderiam haver usufruído boa saúde, houvessem elas feito abundante exercício ao ar livre.
Tanto quanto possível, devemos ir a lugares onde haja abundância de árvores, para que possamos usufruir os benefícios da vida ao ar livre. “Durante a respiração, o corpo absorve do ar ambiente a quantia de oxigênio necessária à vida”. A natureza é o médico de Deus. “O ar puro, a luz solar, as belas flores e árvores e o exercício ao ar livre são transmissores de saúde – o elixir da vida” (WHITE, 2004: 106). Esse tipo de atividade (ou escolha de vida) possui um maravilhoso poder para curar doenças causadas pelas irritações e excessos da vida moderna, vida que enfraquece e destrói as energias do corpo, da mente e da alma.
REFERÊNCIAS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *